quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A França e a manutenção do paradigma etiológico

Caros,
como o foco da imprensa internacional está voltado para o "Costa Concórdia" e o foco da imprensa nacional para o "estupro no BBB", a notícia veiculada hoje no O Globo teve pouca repercussão. Contudo, para os curiosos das Ciências Criminais, o tema não pode passar batido. Em pleno século XXI, justamente no país do lema moderno intransponível da "liberdade, igualdade, fraternidade", o Ministro do Interior, em que pese a diminuição dos índices de criminalidade na França, imputa o aumento de assaltos aos imigrantes do leste europeu(!).
É, não adianta: a igualdade é para nós, e não para os outros. Se nem em um país como a França o paradigma etiológico foi superado, o que dizer do paradigma da reação social?
Prof. Matzenbacher

 
Ministro francês culpa imigrantes por aumento de assaltos

Claude Guéant atribui ações a grupos de criminosos ‘do leste e do centro da Europa’

PARIS - O ministro do Interior da França, Claude Guéant, demonstrou satisfação nesta terça-feira com a queda da criminalidade na França em 2011, mas culpou imigrantes europeus do leste e do centro do continente pelo aumento de 16% nos assaltos no país, ampliando o debate sobre a imigração apenas três meses antes da eleição presidencial.

Desde que foi nomeado ministro pelo presidente Nicolas Sarkozy, há um ano, Guéant desperta preocupações por suas duras posições de direita na questão da imigração. Guéant comemorou a redução de 12 mil crimes em 2011 ante 2010 na França, uma queda de 0,34%, bem como o nono ano seguido de redução da criminalidade no país. Mas ele observou que há uma crescente tendência de aumento de delitos por parte de pessoas do leste e centro da Europa. "É uma tendência dos últimos dois anos. Essas são ações de grupos de criminosos do exterior, especialmente do leste e do centro da Europa", disse Guéant em entrevista à imprensa.

O ministro afirmou que vai apoiar uma mudança na legislação para permitir a deportação de estrangeiros condenados por esses crimes. "É muito difícil combatê-los porque são pessoas que escapam de um país a outro muito rapidamente", disse ele à rádio RTL. Guéant supervisionou no começo de sua gestão a controvertida deportação de ciganos que estavam ilegalmente no país, e no ano passado deslanchou uma onda repressiva contra ladrões desse grupo étnico.

O governo de Sarkozy endureceu suas posições sobre imigração num momento em que tenta retomar o apoio de eleitores que passaram para o lado da Frente Nacional, de extrema direita. No início deste mês, Guéant divulgou com estardalhaço o número recorde de deportações de imigrantes ilegais em 2011. Ele impôs a meta de reduzir a imigração legal para a França para 150 mil pessoas por ano, depois de ter reduzido a quota de 200 mil para 180 mil nos últimos anos.

FONTE: O GLOBO (em 18/01/2012)
http://oglobo.globo.com/mundo/ministro-frances-culpa-imigrantes-por-aumento-de-assaltos-3694470