quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Juiz ameaça soltar preso se cadeia no interior de SP não for esvaziada


Viram?!?!?! Leram?!?!?! Ouviram?!?!?!

As decisões nesse sentido não são isoladas... aliás, cada vez mais vozes se juntam ao coro em prol de uma (tentativa de) humanização do sistema carcerário brasileiro...



JUIZ AMEAÇA SOLTAR PRESO SE CADEIA NO INTERIOR DE SP NÃO FOR ESVAZIADA


Liminar manda que estado diminua número de presos em Jundiaí e Itupeva.
Estado pode recorrer da decisão.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Tem


A Justiça de Jundiaí, a 60 km de São Paulo, determinou nesta terça-feira (13) que as cadeias da cidade e também de Itupeva, a 76 km da capital, sejam esvaziadas por causa da superlotação. Pela liminar, expedida pelo juiz Jefferson Barbin Torelli, da 1ª Vara Criminal, o estado tem 72 horas para fazer as transferências. Se as transferências não ocorrerem, o juiz quer soltar todos os presos.

A intenção é que o número de detentos em Jundiaí diminua de 500 para 120. Já na Cadeia Feminina de Itupeva, a Justiça quer que fiquem 24 detentas no lugar onde hoje estão 67. O estado pode recorrer da liminar.

Se as transferências não ocorrerem, o juiz determinou que todos os presos sejam libertados por meio de habeas corpus à 0 hora de 29 de outubro. A polícia diz que os documentos já foram enviados para a procuradora para que o estado possa recorrer da decisão.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo confirmou que já foi notificada pela Justiça da decisão de transferir os presos em 72 horas e disse que vai recorrer da decisão. Além disso, a secretaria informou que já havia solicitado que os presos que cumprem pena em regime semi-aberto nestas cadeias de Jundiaí de Itupeva sejam transferidos para presídios sob jurisdição da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), mas que dependia da abertura de vagas.