sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do Professor

Caros,

Hoje é o DIA DO PROFESSOR!!!

Como diz Rubem Alves:
“Ensinar é um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver, naqueles cujos olhos,
aprenderam a ver o mundo, pela magia da nossa palavra.
O Professor não morrerá jamais”.

E com essas palavras, aproveito para desejar meus votos sinceros de plena felicidade e agradecimento aos Mestres “imortais”: Renata Almeida da Costa, Germano Schwartz, Luiz Fernando Pereira Neto, Maria Helena Almeida da Costa, Aury Lopes Jr., Salo de Carvalho, Cezar Roberto Bitencourt, Ruth Maria Chittó Gauer, Luciano Feldens, Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, Nereu José Giacomolli, Eugênio Pacelli de Oliveira, Luiz Eduardo Soares, Mário José Martins da Silva Mateiro e Dárcio Vieira Marques.

Parabenizo meu time de 35 Professores do Curso de Direito da UNIRON, na pessoa dos Professores integrantes do NDE - Núcleo Docente Estruturante: Danielle Prestes De Borotli, Priscila Yumiko Sakamoto,  Fábio Ricardo Rodrigues dos Santos,  Giselle Araújo Gadotti, Ivanna Ortiz Velázquez, Carolina Ribeiro Garcia Montai de Lima, Rogério Montai de Lima, Yuri Frederico Dutra, Andréia Alves de Almeida e Rodolfo de Freitas Jacarandá.

Parabenizo meus colegas Coordenadores de Curso na UNIRON: Aline Néto, Autran Dias de Almeida, Lucimara Gonçalves Rezende, Roseana Vasconcelos, Sandra Barcellos, José Luiz Bernardo Borges, Priscila Moreira Alves, Nelice Milena Batistelli Serbino, Elza Jacarandá, Cláudia, Adimar Cardoso Junior, e, especialmente, a nossa líder e guru acadêmica, a diretora Raquel Volpato Serbino,

E, por fim, desde quarta-feira estou aqui em Brasília/DF, pois fui selecionado para ser Avaliador do INEP/MEC. Então, desde ontem de manhã cedo até hoje final da tarde, estávamos participando de um Curso de Capacitação de Avaliadores dos Cursos de Direito. No total, 46 Professores de Cursos de Direito de norte a sul, de leste a oeste desse nosso país de dimensões continentais, participaram ativa, curiosa e intensamente das atividades do curso de capacitação.  E muito mais do que nos aprofundarmos nos instrumentos de avaliação (seja autorização, seja reconhecimento ou renovação de reconhecimento), com e empenho efetivo dos Professores, Coordenadores e Diretores do INEP, nos identificarmos como Professores preocupados com o rumo da educação jurídica no Brasil (falo em educação e não ensino). E justamente isso, tornou essa nossa turma especial (e não poderia ser diferente é óbvio! Risos)! Então aproveito para saudar e parabenizar todos os Professores que participaram da capacitação, na pessoa daqueles que saberão o porquê estão aqui nominadas: Cristiano José Martins de Oliveira (Registro/SP), Marcus Salles (nascido em Passo Fundo, mas radicado em São Paulo/SP), Janaína dos Reis Guimarães (na fronteira entre SP e MG), Karla Cuellar (está no PI e já passou por RO), Laura Cristina de Quadros (Chapecó/SC), Rose Pedrotti de Avila (Caxias do Sul/RS), Priscila Cardoso Rodrigues (Boa Vista/RR e já passou por RO), André Luis Sanches (SP) e João Carlos Adalberto Zolandeck (Curitiba/PR).

Ainda, em tempo, parabenizo todos os Amigos Docentes espalhados pelo Brasil afora, na pessoa de Paulo Ferrareze Filho, Alexandre Wunderlich, Rafael Braude Canterji, Rafael Machado Soares, Maira Angélica Dal Conte Tonial e Diego de Paiva Vasconcelos.

Cada um sabe a dor e a beleza da "arte" que é ser Professor (com "P" maiúsculo). Portanto, lembremos que a grandiosidade do Professor “é ser ponte, e não fim”, como sempre lembra o Salo citando Nietzsche.

Forte abraço a todos os Professores e Professoras,

boa noite,


Prof. Matzenbacher


PS: indico, seriamente, a leitura da crítica “Status X Não morrer de fome”, de autoria do Paulinho (Prof. Paulo Ferrareze Filho)