quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Advogados debatem na Voz do Povo, Ética, Política e Politicagem

Obrigado pela oportunidade Arimar!



Os entrevistados desta terça feira, 20/07, do programa A Voz do Povo, da rádio Cultura FM 107,.9 comandado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá e retransmitido pela rádio Antena FM 98,3 de Alvorada do Oeste, foram os advogados: José Bernardes Filho, Diego Vasconcelos e Alexandre Matzenbacher. O assunto em pauta foi: Política e Politicagem e a Ética na Política.

Na abertura do Programa o apresentador leu o editorial sobre o assunto, cujo tema norteou todo o debate.

Ao iniciar sua fala o advogado José Bernardes Filho, que é presidente do Tribunal de Ética da OAB/RO, fez uma explanação literal do que seja a ética e exemplificou sua aplicação na política: Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego "etchos" que significa moral, retidão de caráter. “Na política, significa as ações corretas do representante do povo em busca do bem comum”.

Por seu turno, o advogado Diego Vasconcelos, complementou o raciocínio de Bernardes filho, explicando que a palavra ética passou a ser a ciência da moral, pelas idéias do sábio grego Aristóteles, cujo raciocínio, em prol do tema, foi aquiescido pelo seu colega Alexandre Matzenbacher.

O debate esquentou, no entanto, com a presença dos ouvintes, participando pelo telefone, quando veio à baila o assunto corrupção: Na opinião de Diego Vasconcelos esse é um mal que só poderá ser dissipado na vida pública, quando o eleitor votar com qualidade, pesquisando o passado do candidato e observando o que o postulante se propõe a fazer em prol da melhoria da qualidade de vida de toda uma sociedade.

Para o advogado Alexandre Matzbacher, o Brasil tem mudado bastante nessa direção, sobretudo porque as instituições públicas fiscalizadoras estão agindo com rigor. E citou como exemplo a aplicação da Lei da Ficha limpa. "Verifiquem que com o advento dessa nova legislação, começou uma depuração saudável e que veio para ficar".

Bernardes Filho observou que a sociedade brasileira anda mais esclarecida, principalmente porque conta com um aparato tecnológico de mídia que, a todo instante, leva informações e esclarecimentos ao eleitor, e citou o programa A Voz do Povo como um dos agentes difusores dessas informações. "Creio que o eleitor está agora em estado de alerta, principalmente depois dos acontecimentos que Rondônia experimentou com prisões etc. E nessa direção A Voz do Povo tem cumprido um papel preponderante".

O trio de operadores do direito comungou, no entanto, da mesma opinião, de que um fenômeno político tem se estabelecido nessas eleições municipais, diferentemente das anteriores.

Para eles, esse pleito eleitoral tem se diferenciado dos demais pela apatia dos candidatos e cabos eleitorais. Eles disseram que em outras oportunidades o barulho era maior e que nessa corrida eleitoral algo e não souberam precisar o quê, não tem permitido a folia que sempre se viu em embates eleitorais do mesmo porte em passado não muito remoto.
 
Fonte: RONDONOTICIAS
http://www.rondonoticias.com.br/ler.php?id=112562