sábado, 19 de junho de 2010

S(audade)aramago

PS: Como estava sem internet desde quinta-feira à noite, segue o POST escrito ontem, em 18/06/2010.



Uma das torres da Câmara Municipal do Porto
Foto tirada na viagem da Páscoa de 2010 à cidade do Porto – Portugal.


Caros,
hoje o dia foi de luto, pela ida ao infinito do nobre escritor luso JOSÉ SARAMAGO. Ontem à noite, postei um texto do Nobel de Literatura, justamente fazendo uma homenagem à maneira como ele faz a crítica: direta, mas sutil, objetiva, mas perspicaz, com uma peculiaridade de trabalhar com vírgulas e enlouquecer conceitos, que só ele soube fazer até agora.
Então, hoje de manhã desperto com um sms diretamente de Portugal, enviado pela Lu, dizendo que "Portugal estava de luto", em razão da silenciosa, prevista e poética morte de Saramago.
Confesso que fiquei triste. Ontem mesmo tinha postado “O Pão” dele no BLOG fazendo referência a sua maestria... Logo tuitei e vi que no twitter vários tweet's se referiam a esse lamentável fato.
Como já registrei no BLOG do Paulinho hoje, esse fato se traduz em duas palavras: TRISTEZA e SAUDADE. Tristeza não apenas pela morte de uma pessoa, fato por si só já triste, mas pela morte de um ser humano verdadeiramente humano. E, saudade, porque não teremos mais a possibilidade de ver esse ser humano desdizendo o que já foi dito, colocando em xeque os dogmas e paradigmas tidos por absolutos, seja "religiosa" ou "democraticamente".
O assunto do dia foi “a perda”, falando com a Lu, Mayra, Paulo, Sandra, Indara e Diana, com Giselle, com Raquel, Lopes e Elisa, Breno, Flori, Ivanna e Alana (via twitter).
Compartilho com vocês uma real lição dele para todos nós, que recebi da Lu:
"Creio que na sociedade atual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo concreto, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Nos falta reflexão, pensar, necessitamos do trabalho de pensar, e me parece que, sem idéias, não vamos a lugar nenhum". (Entrevista de Saramago em 11/10/2008)
Ainda, confesso que "furtei" (para uso!), do BLOG da Carol, um vídeo comovente e emocionante, quando acaba a sessão "privê" do filme "Ensaio Sobre a Cegueira", e Saramago, ao lado de Pilar, comenta o que sente com Fernando Meirelles.
Cabe a cada um sabe o que sentir...

Prof. Matzenbacher