sexta-feira, 12 de agosto de 2011

NOTÍCIA - Avantis promove 1ª Semana Acadêmica de Direito

Avantis promove 1ª Semana Acadêmica de Direito

Nesta semana, a Faculdade Avantis promoveu a 1ª Semana Acadêmica do Curso de Direito. Entre quarta-feira, dia 10, e sexta-feira, dia 12, os estudantes puderam acompanhar diversas palestras sobre questões constitucionais e jurídicas e também debater a respeito da atuação do profissional da área.

O coordenador do Curso de Direito da Avantis, André Viana Custódio, e o professor da instituição Paulo Ferrareze Filho foram os responsáveis pela organização do evento. Segundo André, o objetivo da Semana é propiciar aos alunos um momento de reflexão sobre o Direito. “Buscamos aprofundar as discussões em uma linha crítica do Direito e promover a interação entre os acadêmicos. Para isso, trouxemos palestrantes gabaritados para conversar com nossos estudantes”, enfatiza André Custódio.

Na primeira noite de palestras, o professor convidado foi Alexandre Matzenbacher, Diretor da União das Escolas Superiores do Estado de Rondônia. Advogado e mestre em Ciências Criminais, Alexandre apresentou a palestra “Paradise Now: a subversão constitucional e a perversidade penal”, que abordou uma visão crítica do direito penal brasileiro. “Hoje vivemos uma crise constante no processo penal de nosso país. Os legisladores criam muitas leis, têm uma visão de criminalização dos problemas, isso tem inflado o código penal e prejudicado o nosso trabalho”, explica Alexandre.

Palestrando pela primeira vez na Faculdade Avantis, o advogado vê com bons olhos essa possibilidade de trocar experiências com os estudantes. “Esse contato direto com os alunos é sempre importante para debater as questões novas que surgem na prática do Direito”, avalia Alexandre.

Na segunda noite de debates, os estudantes acompanharam duas palestras: uma ministrada pelo professor Dr. Wellington Lima Amorim, intitulada “Judicialização da Política e do Multiculturalismo”, e outra proferida pelo professor da Avantis Paulo Ferrareze Filho, sob o título “O Ponto de Mutação no Direito”. 

Para encerrar a Semana Acadêmica, Angela Maria Konrath, juíza do Trabalho em Santa Catarina desde 2005, apresentou a palestra “O Trabalho como Condição Humana”.

 Professor Alexandre Matzenbacher durante a palestra.

 Alunos participaram ativamente dos debates realizados no auditório da Faculdade.

Professor Alexandre Matzenbacher, Isabel Regina Depiné Poffo (Diretora da Avantis), 
e o Professor Paulo Ferrareze Filho.