quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Resultado do Projeto GRANDES DEBATES UNIRON - 6a. Edição


No último dia 11 de setembro, realizou-se no Auditório do Campus III – Porto Velho Shopping, a 6ª edição do Projeto GRANDES DEBATES no Curso de Direito da UNIRON/IUNI. Essa foi a segunda etapa do Projeto no Curso nesse ano de 2009. Nesta oportunidade, os acadêmicos da Pós-Graduação em Ciências Criminais da UNIRON, juntamente com os acadêmicos da graduação da UNIRON e outros Cursos de Direito, bem como autoridades acadêmicas e jurídicas, desfrutaram da palestra com o renomadíssimo Professor Dr. EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA. O Prof. Pacelli é Mestre e Doutor em Ciências Penais pela UFMG, Procurador Regional da República/DF e Relator-Geral do Anteprojeto de Reforma do CPP. Na mesa, conduzida pelo Prof. Alexandre Matzenbacher, o Prof. Pacelli palestrou sobre “A Intervenção Penal na Constituição da República”, ressaltando a relação entre a Carta Magna e o Direito Penal e Processual Penal em um Estado Democrático de Direito, fazendo ponderações sobre o princípio da proporcionalidade visando o ensejar eficácia os direitos e garantias fundamentais. Ainda, ao final, discorreu sobre o anteprojeto de reforma do nosso CPP, que é de 1941, ressaltando a necessidade imperiosa de tal reforma. Ao término, como de costume, houve os debates com a platéia, através de perguntas diretas feitas por microfone sem fio, tendo avançado à noite, mesmo havendo a transmissão do último capítulo da novela! Ainda, na oportunidade, ocorreu o relançamento da Revista Jurídica da UNIRON para os acadêmicos do Curso, havendo sessão de autógrafos da Revista e das obras publicadas pelo Prof. Pacelli, lembrando que a obra de sua autoria, “Curso de Processo Penal”, a qual está na 12ª edição publicada pela Editora Lumen Juris, constitui bibliografia básica para as disciplinas de Direito Processual Penal do Curso de Direito da UNIRON, e também para todas as Instituições do Grupo IUNI. Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento. Assim, a UNIRON reafirma, cada vez mais, sua posição de vanguarda nas discussões de temas jurídico-contemporâneos na região norte do país.


Prof. Luiz Ibanor Souza Nunes (Diretor Acadêmico UNIRON) falando aos presentes sobre a importância de eventos desta natureza, ao lado do Prof. Alexandre Matzenbacher (Coordenador-Geral do Curso de Direito UNIRON), Prof. Dr. Eugênio Pacelli de Oliveira (Palestrante), Profa. Danielle Prestes de Bortoli (Sub-Coordenadora de Extensão) e o acadêmico Elvys (Vice-Presidente CADIR/UNIRON).


A platéia que lotou o Auditório do Campus III – Porto Velho Shopping, para prestigiar a 6ª edição do Projeto Grandes Debates.


Prof. Dr. Eugênio Pacelli de Oliveira palestrando, ao lado do Prof. Alexandre Matzenbacher (Coordenador-Geral do Curso de Direito UNIRON).